domingo, 12 de fevereiro de 2017

Por uma ciência mais transparente

Pense bem.
Se você quer ser um grande pesquisador, que caminhos pode seguir? Como deve escolher seus temas, seus companheiros de pesquisa, seu métodos? Quais são os erros que você vai cometer, inevitavelmente? Quais serão as barreiras do processo científico?
Você sabe?
Eu também não.

E, infelizmente, os trabalhos acadêmicos parecem nos contar muito pouco. Quando lemos um artigo sobre a construção de um novo algoritmo, o vislumbre de uma conexão entre dois aspectos ou uma nova percepção sobre um problema, sabemos pouco sobre a trajetória que levou o pesquisador até ali. Constrói-se a impressão de que todo aquele trabalho já apareceu pronto, como que fruto da inspiração divina. O que está longe da verdade, na imensa maioria dos casos.

Penso que todo trabalho deveria ter um capítulo que descrevesse a trajetória de sua construção: os erros, os acertos, os problemas enfrentados, as escolhas, os dilemas. Não somente uma seção que apresentasse a metodologia utilizada, mas algo que deixasse transparecer todo o esforço envolvido na elaboração daquele estudo. E se você acha que a trajetória de uma pesquisa quantitativa é linear, sinto dizer que a realidade parece ser bem diferente.

É claro que algo assim tomaria espaço, por vezes tão escasso nos formatos comuns de artigos acadêmicos. Que o colocássemos, então, em nossas teses e dissertações, pelo menos. E que lutássemos para que houvesse uma categoria de publicação chamada "trajetória de pesquisa" ou algo assim.

Todos nós erramos na condução de nossos trabalhos. Todos nós elaboramos hipóteses que se provam falhas, aplicamos métodos que não trazem os resultados que esperamos, conduzimos experimentos que não foram bem elaborados. Em vez de manter silêncio e guardar segredos nos laboratórios e salas de pesquisa, porque não se expor? Porque não fornecer esse depoimento encorajador para os demais, dizendo que "sim, é difícil, sim, eu errei...mas consegui chegar até aqui"? Porque não dizer que o rei está nu?

É claro que é empolgante e inspirador ler um trabalho brilhante. Mas ainda mais inspirador seria conhecer todo o processo que deu origem ao trabalho, com erros, desvios e acertos. Conhecer a humanidade por trás daquele trabalho. Não só o caminho, a história bonita em que tudo funciona e A leva até B. E sim, aquela história completa, autobiográfica, incerta e tortuosa. Isso não diminui (ou não deveria diminuir) o mérito do trabalho.

No momento em que não deixamos registros de nossa jornada até chegar ao resultado final do trabalho, estamos dificultando o caminho para aqueles que vêm depois de nós. Estamos fazendo nosso trabalho parecer perfeito e inatingível. E então, vamos ensinar tal postura e exigir de outros a mesma falta de transparência que apresentamos. E vamos rechaçar quem apresentar tal sinceridade.

Lembro de um episódio de trabalho em que eu falei numa reunião que não estava conseguindo completar determinada tarefa. Fui olhada com desagrado e pena por pessoas de outros departamentos, que então desfilaram intermináveis conselhos do que eu deveria fazer. Nenhum deles me parecia aplicável...e saí da reunião me sentindo frustrada e incompetente. Qual não foi minha surpresa quando um colega me chamou de lado e me disse, como quem conta um grande segredo, que ninguém estava fazendo aquilo, mas que burlavam o sistema para fazer parecer que estavam. Eu, sem querer, havia quebrado o pacto de silêncio.

Sinto que mantemos esse pacto diariamente nas bancas, comissões julgadoras, orientações e aulas pela ciência afora. Mostramos o lado "limpo" da nossa pesquisa para o mundo. E acho que isso tem que mudar.

4 comentários:

  1. Olá, Você tem toda razão. Faço parte desse mundo acadêmico, essa situação é a que mais enfrento. Toda vez que me sinto incapaz tenho a sensação que não posso dividir com os "pesquisadores perfeitos". Parabéns pela inciativa de trazer esse assunto, tenho muito interesse de construir algum trabalho que possa trazer essa mensagem crítica. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flavia!!! =)

      Que coisa massa essa vontade sua! Espero que você concretize ;) E se não der para fazer isso nos "meios oficiais" (deixar explícito num artigo, tese, etc), fala para todo mundo que você puder. Vamos desconstruir essa imagem do pesquisador perfeito, uma pessoa por vez...rss...

      Um abraço!

      Excluir
  2. Rosa AMEI seu blog, zerei ele em uma tarde.Acabo de passar para o concurso da IFMG como tecnico admnistrativo ( sou administradora formada) e pela progressão la dentro vale muito a pena ter um mestrado. Mas nunca tive um curriculo academico. o que voce me indica ? acha que é possivel passar sem um curriculo cheio?brigada :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Esperanza!
      Você lê rápido, hein?...rsss...

      A boa notícia é que é possível sim passar no mestrado sem um currículo cheio, especialmente se você não estiver em busca dos programas com notas 6 ou 7 na Capes.
      Conheço pessoas que tinham um currículo bem pequeno e passaram. O meu era zerado. Aí antes de tentar a seleção eu comecei a escrever artigos e consegui publicar em congressos. Nada de grandioso, mas pelo menos saí do zero. Até aí nada de novidade pra ti, porque já contei essa história no blog.

      Uma outra possibilidade é você começar um curso de especialização lato sensu (uma "pós") e se associar com alguém que ensina lá para estudar algo e publicar.

      Outro caminho é ir em busca dos seus professores da graduação (quem te orientou no TCC, p. ex.), falar da sua vontade de fazer mestrado e ver o que te dizem.

      No mais, não desiste não! =D

      Um abraço!

      Rosa Lucena

      PS: se preferir, me manda um email! rosamaria.lucena@gmail.com

      Excluir