domingo, 30 de março de 2014

ANPAD - Lições aprendidas (parte II)


Mão na massa!

Depois de descobrir o que era o ANPAD, prazos, disciplinas..(aquilo que descrevi na parte I da série), era a hora de colocar a mão na massa: estudar!

Neste ponto o fato de ser "concurseira" há algum tempo ajudou. E mesmo que você não seja adepto dos concursos públicos, pelo menos em um vestibular (ou ENEM, ou PSS, etc) você se deu bem! O teste ANPAD é só mais uma prova.

E acho que esta foi a primeira lição aprendida: o teste ANPAD é só mais uma prova. Fiquei meio assustada quando uma amiga me contou que havia tentado o teste 2 vezes, sem conseguir a nota que queria. Também não me animou muito saber que um professor que havia conseguido alta pontuação estudava umas 12h por dia.

Aí comecei a repetir, quase como um mantra: "é só uma prova". E fui descobrindo detalhes sobre o teste: o conteúdo de Raciocínio Quantitativo é Matemática do Ensino Médio. A prova de Português tem pouca gramática e análise sintática. Saber que (p->q) só é falso se E SOMENTE SE p for verdadeiro E q for falso já resolve umas questõezinhas de Raciocínio Lógico.

Há muitos cursinhos preparatórios, há pessoas que se dedicam por muito tempo e não conseguem o resultado que desejam, o conteúdo é extenso, o tempo é muito curto, podem ser necessárias várias tentativas...mas não deixa de ser uma prova. Não é o fim do mundo.

E ainda tem uma coisa boa: seu único concorrente é você mesmo. Não há vagas, não há cadastro de reserva. É uma coisa entre você e o teste. Só.

Então, por onde começar (comecei)?

  • O que cai na prova X o que você sabe
Os assuntos detalhados das disciplinas cobradas no teste ANPAD estão disponíveis no site da associação. Eu imprimi o conteúdo de cada uma e grifei aqueles que eu não dominava, ou não tinha ideia (quase todos nas provas de Raciocínio Lógico e Quantitativo. Logaritmos?? Jamais havia conseguido compreender!). 
Comece por aí. E veja onde você deve se concentrar.
Para testar "na vera", baixe algumas edições recentes do teste (é só procurar no Google, tem dúzias) e tente resolvê-las. Sem se preocupar com o tempo (ainda), apenas para se familiarizar com o estilo das questões e realmente perceber onde estão seus pontos fortes e fracos.
Por que achei isto importante? Para evitar a tentação de estudar muito aquilo que eu já sabia ou que tinha facilidade. Eu quase nunca tive problemas com Português e Inglês, então, a minha tendência seria começar por elas. Mas ao ver quão pouco tinha acertado na prova de Raciocínio Quantitativo, não podia me dar ao luxo de deixar esta disciplina para depois.
  • Qual o tempo disponível?
Infelizmente, o tempo quase nunca é nosso aliado. Temos sempre tantas coisas para fazer que as poucas horas (ou minutos) que sobram para estudar parecem insignificantes para o volume de conteúdo.
A notícia boa é que você não precisa ter 14 horas livres por dia para estudar. Aqui vale a lição básica de Bauhaus: menos é mais.
Se você só tem 2 horas para estudar, utilize muito bem estas 2 horas. Se tem 3h, não desperdice. Se tem 40 minutos, otimize.
Eu trabalho o dia inteiro. Por experiências anteriores, sei que não consigo estudar mais que 3 horas por dia durante a semana. Posso até continuar lendo, mas é só auto-enganação: não absorvo mais nada. Mesmo nos finais de semana, mais que 6h por dia é impraticável para mim. 
Descubra seu limite. E não desanime ao ver alguém que passa 14 ou 15h estudando, em dedicação exclusiva. Esta é só uma maneira de chegar lá. Mas não é a única.
O importante é manter uma rotina. Não é saudável estudar um dia inteiro e depois passar 4 ou 5 dias longe dos livros. Nossa vida é baseada em hábitos. Crie o hábito de estudar. Sejam 2h ou 30 minutos, o legal é estudar sempre (mas não o tempo todo). 
  • Por onde estudar?
Infelizmente, não posso dar muitas referências de material para Português e Inglês, porque estas eu apenas resolvi provas anteriores. Só usei o livro "Inglês - 1000 questões com gabarito comentado", que tinha comprado para o concurso do Banco Central. Para a prova de Português, preocupe-se com interpretação: boa parte das questões apresenta versões diferentes de um trecho do texto e pede que o candidato escolha aquela que tem o mesmo sentido, ou sentido oposto/alterado em relação ao original. 
Raciocínio Analítico era um mistério para mim porque nunca havia estudado esta disciplina, nem resolvido qualquer prova (existe essa disciplina em outro lugar além do ANPAD?). Então, usei o Caderno de Provas Resolvidas vendido pelo site ANPAD (2008 a 2010, salvo engano - não estou com ele aqui). Custa R$ 140,00 + frete e me ajudou bastante. Pouco antes da prova achei um bom material sobre o assunto (link atualizado), que faz a análise da prova e das "cascas de banana". Recomendo. 
Para Raciocínio Quantitativo eu usei livros de Matemática do Ensino Médio (Dante) para relembrar a teoria e pratiquei resolvendo provas anteriores, além do material do Prof. Milton, disponível aqui (é preciso se associar ao grupo para ter acesso).
Lembrando: fui aluna mediana de Matemática. Se você consegue analisar a maior parte de uma edição da prova (eu diria entre 10-12 questões) e identificar a que assunto elas pertencem ("Ah, esta questão é de matrizes", "Esta resolve por regra de três composta", "Esta é função do 1º grau"), eu diria que basta relembrar. Senão, recomendaria procurar um cursinho (online ou presencial), professor particular ou algum amigo que seja "desenrolado", para ajudar nos primeiros passos. 
Raciocínio Lógico foi a que me deu mais trabalho. Comecei estudando pelo livro "Raciocínio Lógico - Volume I" de Jonofon Sérates (recomendação de algum blog que cujo link também perdi =/ ). Este livro só está disponível em sebos (tem online também) e custa em torno de R$ 45,00. Os capítulos de 1 a 10 cobrem mais de 80% do conteúdo da prova. Como o livro tem muitos exercícios, e boa parte é resolvida, é ótimo para fixação da teoria. Depois, usei o material do Prof. Milton (Instituto Integral) e provas anteriores.
Percebe uma constante? Provas anteriores. Não tem outro jeito. É indispensável resolver provas e mais provas. Cuidado com um problema: senti que as provas mais antigas (2009 e anteriores), especialmente na disciplina de Raciocínio Lógico, são mais simples do que as que temos hoje. Resolva todas as que puder, mas avalie seu desempenho pelas edições mais recentes. Achei um bom conjunto de testes no Espaço Paideia.
  
E o que é um bom desempenho? Por quanto tempo preciso me preparar? Como controlar o tempo na prova?

38 comentários:

  1. Olá Rosa;
    Adorei a matéria, sou alagoano e também tentarei meu mestrado a partir do teste ANPAD. Seu texto foi bem esclarecedor e motivador. Obrigado, espero ler mais coisas interessantes por aqui. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vinícius!

      Boa sorte no teste! Fico feliz em ser útil =)
      Apareça sempre!

      Abraço!

      Excluir
    2. Rosa você ainda tem baixado esse material do prof. Milton? Caso sim, poderia me enviar? lis.admufba@gmail.com

      Excluir
    3. Rosa, parabéns!

      Amei td isso!

      Vou fazer o teste em junho de 2017!

      Obg pelo apoio !

      Excluir
  2. Olá!
    você poderia indicar um site em que encontro as provas das edições anteriores?
    Obrigada! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Débora,

      Post atualizado com um link para download =)

      Um abraço!

      Excluir
  3. Olá!
    você poderia indicar um site em que encontro as provas das edições anteriores?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nilda

      Post atualizado com um link para download =)

      Um abraço!

      Excluir
  4. Ola, pode me indicar onde localizo a ementa de cada disciplina? ? No site so disponível a bibliografia.
    Parabéns pelo excepcional blog ;)
    Abs e obrigada
    Mila

    Ps:. Pode me passar seu email para troca de experiências e material?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jamila!

      A ementa está disponível no site da ANPAD mesmo.
      Segue um exemplo, de Raciocínio Lógico:

      http://www.anpad.org.br/~anpad/teste_anpad_textos.php?id=Ng==

      Meu email é: rosamaria.lucena@gmail.com

      Um abraço!! =)

      Excluir
  5. Olá Rosa, obrigada por compartilhar sua experiência, vou fazer pela primeira vez o teste da Anpad, e suas informações foram bem esclarecedoras ao passo que tomei a decisão de fazer somente a edição em fevereiro/16, tenho que me preparar mais, não dá pra 'fazer por fazer' ou 'testar'. Aproveito para perguntar a você sobre a sua metodologia de estudos para a prova do BACEN, pois tenho interesse nesse concurso. Você tem algo que possa compartilhar? Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jaqueline!

      Legal essa sua decisão de adiar o dia do teste: até fevereiro dá para se preparar bem e gabaritar =)

      Bom, em relação ao Banco Central, eu falhei num item: deixei de estudar Direito Civil, que era uma das disciplinas cobradas no meu cargo. Respondi a prova pelo que lembrava e acabei errando: um excesso de confiança que custou pontos preciosos. Paciência, né? Na próxima melhoro...rss...

      Em relação à metodologia de estudo, lembro que eu segui mais ou menos o esquema que mencionei sobre o ANPAD: identificar pontos fortes e fracos de acordo com o edital, ordenar a matéria que teria que estudar, montar cronograma para encaixar tudo e mãos à obra.

      Recomendo os cursos do Ponto dos Concursos: normalmente são bem explicativos e atualizados. Não são baratos, mas na última vez em que comprei lá, o parcelamento foi até generoso.

      Um abraço!

      Até mais!

      Rosa

      Excluir
    2. Muito grata pela sua resposta Rosa! Você muito gentil e ainda tendo tempo para compartilhar sua rotina nessa nada mole vida! Sucesso. Abraços.

      Excluir
  6. Ola meu nome é Elisabeth, resolvi fazer o mestrado em ADM, fiz um em outra área onde não precisava de teste, fico nervosa só de pensar nesta prova, mas gostei de encontrar vcs, vou começar a estudar e vamos ver , quero fazer o teste no ano que vem.2016. obrigada pelas informações..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elisabeth! =)

      Fica nervosa não, que com jeito tudo dá certo!
      Começando a estudar com antecedência dá para conseguir uma nota legal.

      Um abraço!

      E por nada ;-)

      Excluir
    2. Sou Gisele, pretendo fazer o teste em fevereiro de 2016, fiz um curso de lógica da matemática o que me ajudou muito, porém ainda fico muito insegura em inglês, será que consigo estudar até lá?
      Excelente o blog, ajudou e esclareceu bastante.

      Excluir
    3. Oi, Gisele!

      Insegurança é super normal, não se preocupe...a única forma de você ir adquirindo confiança é praticando: respondendo questões, lendo textos de apoio, etc.

      Vai na fé que dá! =)

      Abraço!!!

      Excluir
  7. Excelente post. Parabéns. Obrigado por compartilhar conosco. Forte abraço. Adival

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Rosa por ser um norte em nossas vidas!!!
    Fica com Deus.
    Irei prestar a prova ANPAD em fevereiro.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Excelente post! Parabéns!

    Ficaria muito agradecida em receber esse material de Raciocinio Analítico...

    Meu e-mail: camilanfrazao@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Eu tbm ia ficar muito agradecida de receber esse material de Raciocínio Analítico!!! Obg!! isadora.moreira@outlook.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá Rosa, parabéns pelo blog e muito obrigada por compartilhar sua experiência. Pretendo fazero o Anpad em setembro e agradeceria se pudesse enviar o material de Raciocínio Analítico, sucesso no mestrado! marcia.s.perin@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. Parabens Rosa! Otimo Blog! Muito Obrigado pelas dicas, estao sendo de grande utilidade. Se ainda tiver o material de raciocinio analitico ficaria mais agradecido ainda de recebe-lo. email> dede0991@hotmail.com
    Obrigado

    ResponderExcluir
  14. Olá Rosa,

    Seu blog me ajuda muito. Já tentei a prova da ANPAD 2x, mas infelizmente não foi o suficiente pra entrar no Mestrado em Gestão Pública da UFES.
    No texto você fala de um material de raciocínio analítico que te ajudou na preparação, no entanto, o link está fora do ar. Poderia me enviar por e-mail? Meu e-mail é liviatlemos@hotmail.com.
    Desde já agradeço.

    Lívia

    ResponderExcluir
  15. http://www.docfoc.com/fundamentos-do-raciocinio-analitico

    ResponderExcluir
  16. Rosa, boa tarde!
    Primeiro eu quero cumprimenta-lá pelo blog! Estou simplesmente encantada. E muito bom ver pessoas dispostas a se doar, obrigada!
    Estou nesse desafio de tentar uma vaga no mestrado, já passei por dois processos seletivos sem sucesso. E agora pretendo fazer o teste Anpad. Confesso que estou perdidinha e gostaria de manter contato com vc.
    Tem como seguir você no blog?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Valquíria!

      Me manda um email: rosamaria.lucena@gmail.com
      Também pode procurar por Rosa Lucena no facebook ;)

      Um abraço!

      Excluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Olá. Adorei o post!! Você tem como disponibilizar dicas de estudo de racicinio analítico? Obrigada

    ResponderExcluir
  19. oLÁ, gostaria de saber se é possivel eu tirar uma nota em uma disciplina abaixo de 300 pontos e mesmo assim passar no teste por causa das notas das outras disciplinas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kátia!

      É possível, sim. Mas se a nota mais baixa for em Português, Inglês ou Raciocínio Analítico, isto é menos provável.

      Abraço!

      Excluir
  20. Seu Blog é uma excelente prestação de serviço à Sociedade Brasileira. Parabéns pela dedicação em ajudar e servir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Agradeço muito a gentileza!
      "Isto fica feliz em ser útil"

      Um abraço!

      Excluir