quarta-feira, 2 de setembro de 2015

O processo de aprendizagem no mestrado

(ou "Porque você deve começar a aprender sozinhx AGORA")



Durante a nossa vida escolar ficamos acostumados com um modelo de ensino baseado na figura do professor(a): ele(a) é a figura que domina o conteúdo e nós somos aqueles que devem prestar atenção e aprender. Para potencializar o aprendizado, ele(a) deve usar técnicas que envolvam aqueles estudantes que preferem ler, aqueles que gostam de ver, o grupo da "mão na massa", etc.

À medida em que avançamos nos anos escolares, vamos ganhando mais responsabilidade. Quem se graduou em faculdades públicas conhece bem o sistema TV ("Te Vira").

No mestrado vejo a mudança radical. A autonomia deixa de ser uma escolha ou exceção para se tornar obrigação. O professor não é mais aquele que explica todo o conteúdo, a perspectiva histórica, as relações entre conceitos, etc. Ele se torna um mediador de debates, um questionador, um orientador. Você se torna, de fato, o protagonista de seu aprendizado.

A dinâmica da maioria das disciplinas no mestrado de Humanas é a seguinte (*):

  • Professor(a) indica leituras da próxima aula (alguns já indicam todas as referências no início do semestre);
  • Você lê (e relê) os textos, escreve um resumo dos pontos-chave, relaciona possíveis dúvidas e faz uma avaliação do texto, comparando-o com outros textos da disciplina, outras disciplinas, sua experiência pessoal, etc. Pode (deve?) elaborar questionamentos e críticas ao trabalho em questão, bem como suas aplicações e consequências;
  • Você vai para a aula: a turma começa revendo os pontos principais e daí vêm o compartilhamento e o debate de ideias, pontos de vista, autores, conceitos, etc (elaborados individualmente). O professor lança questionamentos, explica pontos obscuros, concilia pontos de vista divergentes, etc;
  • A aula termina e são indicadas as leituras da próxima aula.


Compreendeu o nível de autonomia? E ainda há os seminários, os artigos, etc.

Você faz o seu aprendizado na disciplina. Ela será tão boa quanto forem as suas próprias leituras e reflexão (não se trata apenas de memorizar).

Logo, a primeira coisa que um aluno de mestrado deve conseguir é "aprender sozinho". Isto envolve algo que comentei aqui, sobre descobrir como você aprende, seu ritmo, etc. Este autoconhecimento vai definir muito do seu desempenho no mundo acadêmico.

E não é apenas "aprender sozinho". É aprender sozinho através da leitura: embora filmes e documentários (p.ex) possam fazer parte das referências da disciplina, a maior parte do material é composta de livros e artigos. Logo, aprender lendo é um requisito para sobreviver.

Eu estou me reacostumando com esta dinâmica: ela exige tempo e dedicação, fora de sala de aula. Por isto é tão complicado conciliar mestrado e outra atividade - o tempo nas aulas é apenas uma pequena parcela do todo.

Então, fica a dica: acostume-se a aprender sozinho, e leia muito.
Ah, e recomendo utilizar alguma ferramenta como o Mendeley, que te permite criar resumos e comentários dentro dos próprios arquivos .pdf: é ele que está me dando uma força nesse início de 2º semestre.

-----

(*) Há exceções: disciplinas que envolvem Matemática e uso de software são algumas delas.

7 comentários:

  1. Rosa,

    Gostei muito do seu blog. Passei no mestrado em Ciências Sociais e estou esperando iniciar as aulas em Março. Já passou a fase da euforia da aprovação e agora estou na fase da ansiedade para inícios das aulas.

    Assim como você o Mestrado é uma realização pessoal e acadêmica. Seus relatos dão uma amenizada na ansiedade...rs

    O que vc sugere como preparação para iniciar as aulas. E a administração do tempo? Finais de semana mergulhados na pesquisa e leitura também.

    Parabéns e sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Por que não posta mais ? Adoro seu blog, estou começando nessa empreitada agora e estou sentindo tudo isso que você descreveu nesse texto. Voltaaaa poor favor !!!! Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog Rosa. Gostei muito desta postagem que, aliás, repassarei aos meus alunos no primeiro dia de aula deste semestre!

    Penso que neste momento você já possa estar até no doutorado, mas tenha certeza que suas palavras, certamente, ajudaram e ajudarão muita gente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, Leonardo....Ficaria muito honrada de estar presente "academicamente" em sua primeira aula!

      Boa sorte na jornada!!! =)

      Excluir
    2. Olá Rosa! Não tem ideia o efeito que tem seu blog para os alunos! Descobri que praticamente todos já conheciam seus textos e já haviam lido muito de suas postagens.

      Parabéns, mais uma vez, e obrigado!

      Um abraço!

      Excluir
  4. Olá Rosa! Fui aprovada no mestrado primeira semana de aula, e achei seu blog minha salvação!Rsrs
    Queria entender que o se passa aqui dentro de mim e percebi que é natural para todos ou para grande maioria não saber por onde começar. Obrigada por dedicar seu precioso tempo para ajudar as pessoas. Grande beijo

    ResponderExcluir
  5. Olá Rosa! Fui aprovada no mestrado primeira semana de aula, e achei seu blog minha salvação!Rsrs
    Queria entender que o se passa aqui dentro de mim e percebi que é natural para todos ou para grande maioria não saber por onde começar. Obrigada por dedicar seu precioso tempo para ajudar as pessoas. Grande beijo

    ResponderExcluir