domingo, 6 de abril de 2014

Dica de ouro - periódicos, eventos e prazos

Sabe quando você lê, lê de novo e lê mais uma vez uma informação, mas não consegue enxergar o impacto daquilo na sua vida?

Explico: nas andanças pelos textos do mundo acadêmico me deparei várias vezes com os comentários sobre a demora na avaliação de artigos submetidos a periódicos - um pesquisador por esperar meses, até anos, para ter a resposta sobre o material que enviou.

Informação compreendida, certo? No meu caso, não.

O que eu estava fazendo? Lendo sobre os requisitos de submissão para periódicos. Foi quando a profª Fabiana Ferreira me abriu os olhos - se quero pontuar na seleção de mestrado no final do ano, posso dar adeus a eles! Simplesmente não vai dar tempo. O foco deve ser a publicação em eventos.

Tão óbvio, não?

Em tempo: aceitei o desafio de produzir algo para um evento cuja submissão encerra em exatamente 20 dias (Congresso Brasileiro de Administração). Estou condensando as leituras e reflexões que venho fazendo desde o começo do ano, e acho que vai valer a pena. Mesmo que o artigo não seja aceito, ficam o aprendizado e o exercício da escrita. Por esta razão, devo aparecer pouco por aqui =/

2 comentários:

  1. Rosa, uma boa surpresa encontrar seu blog. Na net a gente se depara com muita informação enlatada, que serve na verdade para vender cursos, apostilas e afins. Poder ler sobre a sua experiência é muito interessante, pois é de igual para igual. As expectativas, o não saber por onde começar, preocupações de como encontrar a matéria, são comuns para aqueles que querem uma boa nota, um bom resultado, e acima de tudo a realização de saber que se fez o melhor, sem perfeccionismo. Também estou nos grupos do Prof Milton, outra fonte importante de informações. Meu plano inicial é a prova de junho/14, mas tendo em vista como vc descreveu sua rotina, e minha falta total de experiência com essas provas e concursos, só depois da minha Pós o gosto pela educação continuada nasceu em mim, antes só cursos rápidos de aperfeiçoamento, penso em reavaliar e ter mais tempo, principalmente para não afrontar minhas expectativas e nem desperdiçar os valores envolvidos no teste, material, inscrição e afins. Sobre o tema de pesquisa, ai então, vou ter que ler muiiito.

    Agradeço pela disposição em compartilhar e sucesso na sua jornada!!
    Mauricio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maurício! Seja bem-vindo =)
      Fico feliz que os relatos tenham sido úteis para ti. E se a conclusão foi a de que sua preparação vai levar mais tempo, "no problem"! Eu mesma adiei o sonho de mestrado por anos, até que finalmente, um passo de cada vez, chegou a hora de encarar o desafio.
      Sobre o tema de pesquisa, vou te contar: hoje, 1h30 da manhã, eu estava tão desanimada com a dificuldade de encontrar o material que precisava, que desisti e fui dormir. Mais tarde, conversando com uma amiga que já foi da área acadêmica, as idéias começaram a se encaixar. Cá estou eu, animada de novo.
      É muita leitura MESMO, e a parte mais divertida é tentar conectar tudo...e ainda extrair coisa nova. Um processo linear? Com certeza, não..rss....

      Por aqui o diário de bordo continua: aprendo com cada comentário =)
      Sucesso pra ti também!

      Excluir