terça-feira, 11 de março de 2014

Projeto de pesquisa - a fase nebulosa

O subprojeto "Pagar mestrado" continua indo muito bem, obrigada.
Ainda não é o momento de focar em "Fazer mestrado".
O momento agora é todo de "Entrar no mestrado". A tarefa "ANPAD" está concluída, como falei no post anterior.

Agora vem a parte nebulosa: o projeto de pesquisa. Este é um processo delicado: significa encontrar aquele nicho que você adora, que seu "possível" orientador adora (ou pelo menos aceitaria orientar) e que o "mercado da ciência" está adorando (pesquisar algo já saturado torna a publicação mais difícil do que já é).


Pois bem...cá estou eu, estudando Metodologia Científica, com uma pilha de revistas Você S.A, Radis, livros sobre Gestão de Processos, romance sobre Gerência de Projetos...explorando diferentes áreas e possibilidades, procurando aquelas áreas que amo e que poderiam dar um bom mestrado em Administração (linha de TI).
No lado do orientador, já soube que aquele que almejo é bem aberto e liberal. Por um lado isto me dá liberdade e autonomia (que é uma coisa que adoro). Mas, como diria o tio Ben, "grandes poderes trazem grandes responsabilidades".
E para me dar uma ideia dos "temas quentes", haja pesquisa de periódicos e artigos.

Quero definições até final de abril. Até lá, muita leitura, pesquisa e trabalho.

2 comentários:

  1. A área de TI aplicada a administração é realmente muito interessante.Uma boa plataforma de busca é o site do CAPES que tem um banco de teses, ou seja, serve para se ter um parâmetro das pesquisas que estão desenvolvidas da área.Como você disse no texto que tem buscado delimitar seu tema através de livros e revistas acho uma boa dica dar uma olhada em pesquisas já prontas para dar um norte de ,por exemplo, aquilo que já está saturado e onde há espaço para novas pesquisas científicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oslane, muito obrigada pela dica!
      Acho que para o pesquisador-iniciante (que é o meu caso), entender o "mercado" e descobrir um nicho não-saturado é a parte mais espinhosa...
      Tenho acessado o banco de periódicos da Capes, mas confesso que ainda me sinto meio perdida por lá. Provavelmente porque só nos últimos quatro dias é que tive um insight para delimitar a área de pesquisa. Eu estava procurando em periódicos diversos sobre Administração e não estava fazendo muitos progressos..rss...
      Esta semana acabei usando bastante o Google Scholar para dar uma sondada na área de Gerência de Projetos. Descobri que na área acadêmica há pouco material sobre o assunto...acho que vou direcionar os esforços para este lado.
      Você é da área de TI aplicada à Adm?

      Excluir