quarta-feira, 20 de novembro de 2013

"Ensinar na Universidade" - Markus Brauer

Meu projeto de mestrado divide-se em 3 subprojetos, ou etapas, se preferir: "Pagar o mestrado", "Entrar no mestrado", "Fazer o mestrado". E como não sou adepta da rigorosa linearidade, minhas atividades ficam alternando entre um subprojeto e outro.

Atualmente, minha atividade principal é "Obter nota alta no ANPAD" (subprojeto "Entrar no mestrado"), mas visitando a Bienal de Livros, aqui em Alagoas, foi impossível resistir ao título "Ensinar na Universidade - conselhos práticos, dicas, métodos pedagógicos", de Markus Brauer (ensinar é uma atividade que pretendo fazer durante e após o mestrado, pelo menos por algum tempo).

O livro, como anuncia o título, é absolutamente ligado ao dia-a-dia do professor universitário: fala de elaboração de provas, redação de ementas, organização de tempo, planejamento de aulas, como manter o silêncio em sala de aula, como ter seminários produtivos, etc.

Como o autor é francês, ele fala de uma realidade um pouco diferente da nossa, especialmente quando aborda o tempo disponível para estudos extra-classe. No Brasil, boa parte dos universitários trabalha, e isto obviamente impacta no aproveitamento do curso.

Feita a ressalva, acho relevante uma obra como esta porque tenho a impressão de que muitos professores universitários são recém-saídos de cursos de mestrado e doutorado, e vão para a sala de aula sem terem estudado pedagogia, funcionamento da memória, técnicas de aprendizagem, etc. Ensinar é uma habilidade como qualquer outra: precisa ser aprendida, praticada. O fato de ter um diploma na mão não faz de ninguém um bom professor. Estudar sobre o assunto economiza esforço: para que reinventar a roda?

Citações:
"A maioria dos professores-pesquisadores têm clara consciência de seus próprios limites de atenção (lembre do último congresso a que você foi), mas superestima amplamente a capacidade de atenção de seus alunos"
"Você preparará melhor seus alunos para a vida profissional se eles adquirirem o hábito de aprender a partir de textos escritos."
"Alguns professores dão a seus estudantes uma lista de cinco livros e de 30 artigos científicos, dizendo que se trata da leitura obrigatória para o semestre. Uma atitude dessas diz mais sobre a insegurança do professor do que sobre suas competências pedagógicas. A carga de trabalho para os estudantes tem de ser realista"

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