segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Usar a mente coletiva

Hoje li um texto com muitos conceitos que são novidades pra mim: Mente coletiva - 8 processos sutis para operar em rede. Num resumo beeeeeem resumido (coisa de quem trabalhou demais), a essência é utilizar a a colaboração coletiva para solução de problemas. Em vez de pensar soluções isoladamente, a idéia é compartilhar as dúvidas, anseios, obstáculos, e deixar "aberto a sugestões". Parece simples, não é?

Não, não é, e senti isso minutos após ler o texto. Coincidentemente, encontrei online um amigo de longa data, que hoje mora distante. Inspirada pelas idéias de coletivo, real interação, etc., comecei a perguntar mais dos planos, metas. E pasmem: ele está com um projeto muito semelhante o meu - quer fazer doutorado.

Assim, firmamos um "compromisso de empurrão mútuo": ele me cobra, eu cobro dele. E a gente vai compartilhando o que aprende no caminho.

O engraçado é que eu já tinha encontrado com ele várias vezes antes, mas só hoje me ocorreu de questionar, de descobrir um pouco mais.

Quantas oportunidades e conexões a gente não perde simplesmente porque não compartilha?

Nenhum comentário:

Postar um comentário