quarta-feira, 29 de abril de 2020

O plano de ensino - parte III (seleção de tópicos)

Agora que você sabe do que se trata a disciplina e tem um livro-texto (ou mais) como referência, é hora de listar os tópicos que você vai abordar.

3 - Selecione os tópicos que serão abordados


Aqui vale o seu critério, quanto à seleção de conteúdo. A ementa da disciplina, constante no PPC, e os capítulos do material escolhido podem ser usados como referência, assim como as dicas dos colegas. Na dúvida, siga seu coração e confie na sua formação intelectual.

"Como assim, eu não tenho que dar tudo?" - eu diria que no mundo ideal, sim. Porém, ao tentar montar os tópicos do seu plano de ensino, é mais provável é que você perceba que não haverá tempo para cobrir todo o conteúdo com a profundidade desejada. É o momento de fazer escolhas, decidindo o que você vai deixar de fora ou abordar de maneira mais superficial. Seguem algumas dicas para te ajudar nesta tarefa:

  • Verifique se há conteúdos que já foram abordados antes, em outras disciplinas. Por exemplo, eu não ensinava Análise SWOT em Administração Estratégica porque os alunos estudavam esta ferramenta em várias cadeiras anteriores. Fazia apenas uma revisão;
  • Verifique se há conteúdos que serão abordados em disciplinas posteriores. Em Análise Organizacional decidi deixar de fora os tópicos de Estratégia e Processos, porque havia disciplinas específicas para estes temas nos semestres a seguir;
  • Pense em termos de relevância para os alunos – em uma ocasião, preferi deixar tempo para que eles desenvolvessem um projeto numa organização real, em vez de discutir em profundidade a questão das estratégias corporativas (típicas de grandes empresas). 

De forma geral, tenha atenção à quantidade de tópicos, para que você não precise “correr” ao longo do semestre. Nas disciplinas que lecionei, eu utilizava uma média de três dias (6 horas-aula) para cobrir cada um. Assim, daria para abordar, no máximo, 10 tópicos, utilizando aula expositiva/dialogada mesclada com atividades de interação. Este número pode variar conforme o método de ensino que você adotar.

Note que estou utilizando o termo tópicos e não capítulos. A palavra não é por acaso – a relação entre capítulos e tópicos não é necessariamente 1:1 (todo capítulo corresponde a um tópico e vice-versa).  No início, você  pode assumir que cada capítulo vai ser um tópico no seu plano, mas à medida em que for se familiarizando com a disciplina, vai perceber que é necessário fazer adaptações de vez em quando.

Aconteceu comigo em Administração Estratégica: quando chegamos ao tópico de Análise do Ambiente Externo, percebi que num único capítulo eram abordadas a análise PESTEL, o modelo de 5 forças de Porter e a análise de concorrência. Não havia a menor chance de eu conseguir explicar tudo aquilo em apenas 3 aulas (a não ser que eu apenas apresentasse as ferramentas, mas a ideia era que eles conseguissem aplicá-las). Assim, nos semestres seguintes, em vez de considerar “Análise do Ambiente Externo” como um único tópico, eu o dividi em três (“Análise do Ambiente Geral”, “Análise do Ambiente Setorial”, “Análise da Concorrência”).

O oposto também pode acontecer. Eu queria muito abordar as escolas descritivas de estratégia, para sair um pouco da ideia de que há fórmulas prontas para a estratégia. Porém, o conteúdo dos capítulos era denso demais para que eles pudessem compreender e aproveitar, além de tomar todo o tempo restante da disciplina. Assim, seis capítulos do livro Safári de Estratégia se tornaram um único tópico.

Você pode estar se perguntando: mas três dias somente para um tópico? Isto não é muito lento?
No começo desta seção eu comentei que no plano de ensino você define o ritmo da disciplina. E este vai ser o tema do próximo post.

Um comentário:

  1. Este semestre iniciei o estágio docência e minha orientadora maravilhosa adotou este semestre (ou ano de 2020 já que não sabemos quando a UFPE retornará) que os próprios estudantes iriam escolher como gostariam de ser avaliados, buscando contemplar as diversas formas de aprendizagem. Foi muito interessante a reação dos estudantes. Quando ela compartilhou comigo fiquei maravilhada queria algo assim na minha graduação. Compartilho aqui, vai que algum professor(a) também ache interessante.

    Obrigada por essas postagens, anotei todas as dicas!

    ResponderExcluir