quarta-feira, 29 de abril de 2020

O plano de ensino - parte II (escolha de livro)

Uma vez que compreendeu do que se trata a disciplina, é hora de buscar os materiais de apoio. Sua vida vai ficar muito mais fácil se você encontrar um livro-texto que te sirva de referência principal. A elaboração de provas (se for o caso), se tornará mais tranquila. Não se preocupe, você terá todo o restante da sua carreira para preparar disciplinas baseadas somente em artigos científicos (quem sabe os seus?).

2 - Escolha 1 livro (calma, isso é só o começo...)

Como fazer isto? A ementa contida no PPC deve conter indicações de bibliografia, como mencionei antes. Mas neste ponto, penso que são particularmente úteis as recomendações de colegas professores que já possam ter passado pela cadeira. Dessa forma, você também garante que a sua disciplina se mantenha dentro do padrão esperado (teoria institucional em ação).

Procure na internet e/ou na biblioteca da sua instituição os títulos indicados. Peça emprestado. Folheie o índice, veja os exemplos, leia um trecho do primeiro capítulo.

Mas um livro só? Sim, um livro como referência principal para a disciplina (dica de professora experiente, de quem tenho a sorte de ser amiga). Não se preocupe -você pode (e deve) complementar com artigos (científicos, de negócio, etc), capítulos de outros livros, filmes, séries, documentários, etc. Mas estas são preocupações para depois. Por ora, lembre-se de que você provavelmente vai ler muito mais do que o material que indica para os alunos. Então, vai com calma na indicação principal – escolha 1 livro.

Se você gostou de mais de um livro, ótimo! Pode utilizar um deles como referência complementar. Se a disciplina exige dois ou mais, também não há problema. Só não exagera. Você está apenas começando.


Se tiver tempo...

Estude pelos livros indicados, antes do início das aulas. Lembra da maldição do conhecimento, que mencionei antes? Ter que estudar pelos livros, tal qual seus alunos o farão (oremos!) te dará um melhor entendimento das dificuldades e/ou armadilhas do conteúdo. Se você sentir que a explicação do autor é difícil de entender, é altamente provável que os seus alunos sentirão o mesmo.

(você pode até começar a questionar por que certos livros são tão recomendados – não entendo, por exemplo, porque a edição de 2008 do livro Administração Estratégica (Hitt, Ireland e Hoskisson) é tão citada. Se você estudou por ele E gosta deste livro, peço que me envie um email explicando esta afeição)

Busque no Google: “nome da sua disciplina” (em inglês) + “workbook” ou “textbook”. Dessa forma você vai poder analisar como a disciplina está sendo ministrada em universidades no exterior. É possível que encontre novos autores e títulos. Ainda que estes materiais não sejam utilizados como livro principal, são uma ótima fonte para exemplos, atividades extras e provas.

Faça um passeio na seção da biblioteca relacionada à sua disciplina – talvez venha a encontrar títulos interessantes, que ficaram esquecidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário