quarta-feira, 29 de abril de 2020

O plano de ensino - introdução

Recebidas as disciplinas, a sua missão antes do início das aulas é preparar os planos de ensino de cada uma delas. Pode ser assustador, eu sei. Talvez você fique sem saber por onde começar, ainda que tenha cursado Didática e feito estágio docência. Novamente, NÃO ENTRE EM PÂNICO.

Compreenda que esta será sua rotina - a cada semestre, você irá construir planos de ensino. Quando você tiver a oportunidade de lecionar as mesmas disciplinas, terá apenas que modificar o plano já existente. Modificar muito ou pouco, ficará a seu critério (na maior parte das vezes).

Por outro lado, se você é novata/o (ou recebeu uma nova disciplina), terá que construir um plano de ensino original. Provavelmente você fez um plano de aula durante o seu processo seletivo – agora você tem que fazer o planejamento do semestre inteiro.

Aceite que você tem bastante trabalho pela frente – ter um plano pronto significa que você conseguiu definir o que vai ser abordado em cada dia de aula pelos próximos 4 meses, planejou como conciliar feriados com o programa da disciplina, escolheu a forma de avaliação dos alunos, decidiu o ritmo e a profundidade em que os conteúdos serão trabalhados. Não é pouca coisa. Mas não é o fim do mundo.

Dividi a criação do plano em etapas, de acordo com a experiência que tive. Em cada etapa deixei uma seção “Se tiver tempo”. Sinta-se à vontade para ignorar esta seção se você estiver com o prazo apertado, como eu estava. Este é apenas o início da sua carreira – sempre poderá fazer melhor no próximo semestre.

Sugestões e críticas são mais do que bem-vindas =)
Agora, como diria Jack, vamos por partes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário