quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Evernote - meu novo BFF

Comprei um celular com Android há algumas semanas e só havia instalado os aplicativos "básicos": Whatsapp, EasyTaxi, Facebook. E aí, procurando algo para salvar notas, descobri o Evernote.

Não sei como vivi tanto tempo sem ele. Quer dizer, eu sei: anotando coisas em arquivos .txt, colecionando papeizinhos de rascunho e criando listas sem-fim de favoritos no Chrome.

Mas agora tudo está centralizado e organizado lá, no Evernote. Ele não é uma agenda ou um controle de tarefas. Para mim, ele é perfeito porque permite listar insights que aparecem quando estou lendo um artigo ou um livro, salvar páginas e arquivos com comentários e tags, além de estar sempre disponível, onde quer que haja internet. Ele é um del.ici.ous muito melhorado.

Tenho atualmente os cadernos de "ideias de pesquisa", "administração", "anpad", "feminismo" e outros. Sinto o alívio de não perder uma dica, um texto interessante, um vídeo inspirador só porque estou sem notebook ou o papel rasgou.


6 comentários:

  1. Oi Rosa! Cheguei ao seu blog por indicação do professor Milton ao post sobre sua saga ao Mestrado. Parabéns pelos textos explicativos e motivadores. Ganhou uma leitora! Sobre o Evernote, o conheci por indicação de uma professora e o deixei esquecido por algum tempo, mas você tem razão, é um aplicativo prático e fácil de ser organizado. =)
    Élida Mercês

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Élida! Seja bem-vinda!
      Adorei o "saga ao Mestrado"! Eu me senti em Star Wars, o Senhor dos Anéis..rss...mas o pior é que é bem por aí.
      Apareça sempre por aqui =)

      Por falar em aplicativos, você conhece o Mendeley?

      Excluir
  2. Obrigada, Rosa! E é bem isso mesmo! Frodo e Luke Skywalker são inspirações rsrsrs =P Não conheço o Mendeley. É da família do Evernote? Vou pesquisar! Tem post?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Mendeley funciona como um gerenciador de artigos. Sabe a Biblioteca de Mídia do Windows Media Player, que separa por título, artista, etc? O Mendeley faz isto pelos artigos =) E ainda gera as referências para você colocar lindamente no seu trabalho.
      Ainda não tem post dele aqui no blog. Estou preparando um texto sobre as ferramentas e sites que estão facilitando minha vida, e ele está na lista. Mas para adiantar, dá uma olhada neste vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=hOxRlqj9g0Q

      Excluir
    2. site da ferramenta: http://www.mendeley.com/

      (acho que o vídeo está com problema...sem áudio =/ )

      Excluir
  3. Menina, você foi o achado do ano!!!! <3 Já amei esse Mendeley!!! Vou participar da seleção para o doutorado no final do ano, ou seja, nossa saga é a mesma!!! =)

    ResponderExcluir