Há um tempo postei um texto sobre aquisição de habilidades: em 20h de prática você consegue atingir um nível razoável de destreza em praticamente qualquer tarefa.
Bem, ainda não tenho 20h de apresentação de artigos, obviamente, mas senti melhoras significativas nesta 2ª apresentação, desta vez no Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. Eu já sabia que a plateia seria pequena (no máximo umas 20 pessoas), que os comentários dos professores que acompanham as apresentações seriam elogiosos (nada de destruir seu trabalho publicamente) e que as perguntas da audiência (raras), seriam tranquilas. Nada disso eu sabia na primeira vez.
Então, em vez de ensaiar tudo com dias de antecedência, bastou apenas fazer os slides na antevéspera (utilizando o mesmo esquema da apresentação anterior) e daí repassar o texto de abertura e as palavras de conexão entre os slides.
Explico melhor: quando ensaiei da primeira vez montei um texto de abertura que é basicamente o seguinte:
"Bom dia/boa tarde, meu nome é Rosa Lucena, e o trabalho que vou apresentar é sobre/é na área de XXXXX. E quando se fala de XXXXX uma das primeiras perguntas que ocorrem é YYYYY. Bem..."
Para a apresentação do artigo sobre gerenciamento de portfólio, a pergunta era "Por que falar de portfólio de projetos? O que são projetos?", e aí eu explicava o conceito de projetos e justificava rapidamente a relevância do tema. Já neste segundo, a pergunta foi "Por que é importante falar de micro e pequenas empresas na graduação?" e em sequência expus a importância econômica deste segmento no país, e como a Educação Superior pode ajudar no sucesso delas.
Assim, adaptei o texto de abertura, e fui passando os slides um a um, identificando qual seria a "deixa" para o próximo. Por exemplo: num slide faço uma contextualização, e antes de passar para o seguinte digo algo como "dado este cenário, o problema que motivou este artigo foi...". Isto ajuda a não deixar a apresentação mecânica, lida.
Isto fiz na madrugada de véspera, ao som de Midnight, novamente (porque mexer em time que está ganhando??). E tudo correu bem. Nervosa, sempre fico, é claro, mas me senti mais firme do que na primeira vez. Também ajudou seguir a lição aprendida da primeira vez: ler o artigo inteiro pouco tempo antes da apresentação.
Ah, você não viu como foi a primeira?? Sente o drama: A primeira apresentação de artigo
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